Escolas mais sustentáveis
 Eficiência Energética com aposta nas Energias Renováveis
			
				Cliente: Câmara Municipal de Loulé
 Local: Escolas EB/JI concelho Loulé
  
			
O concurso público lançado pela Câmara Municipal "Empreitada - Plano Eco-valorização dos estabelecimentos de ensino", incluiu o fornecimento e a instalação de unidades de produção de energia fotovoltaica em 6 escolas EB1/JI do concelho.
				O projeto contemplou a instalação de 840 painéis nos vários estabelecimentos de ensino, que totalizam uma potência de 260,4 kWp. 
  
			
Com esta instalação, o Munícipio de Loulé pretende reduzir significativamente a fatura energética de cada local de consumo, contribuindo para a eficiência dos edifícios públicos, de acordo com a política de sustentabilidade que tem vindo a seguir.
A Rolear Mais forneceu todos os equipamentos, bem como o apoio técnico ao empreiteiro durante as várias fases da obra.
		Sendo o Algarve um local privilegiado para aproveitamento da energia solar, o Município de Loulé apostou nas energias renováveis nos estabelecimentos de ensino do concelho, edifícios com elevado consumo energético durante o dia. Assim, as escolas EB1/JI Hortas de Santo António, Escola EB 1/JI Abelheira, Escola EB 1/JI Cónego Dr. Clementino de Brito Pinto, Escola EB 1 n.º 4 e JI n.º 1 de Loulé, Escola EB1/JI Fonte Santa e Escola EB 1/JI D. Francisca de Aragão, contam agora com maior independência energética.
				
 É esperada com esta instalação, uma produção anual que se estima em 440MWh por ano, o equivalente ao consumo energético de aproximadamente 100 moradias.
			
| Tipo | UPAC – Unidade de Produção em Regime de Autoconsumo | 
| Potência instalada | 260,4kWp | 
| Módulos Fotovoltaicos | 840un, marca SHARP, modelo NU-AC310 monocristalinos | 
| Inversores | 14 Inversores SMA (modelos STP TL30, de 15 e 20 kW) | 
| Estruturas | Estruturas Wiseblue referência 28H | 
| Instalação | Instalação nas cobertura das escolas | 
| Estimativa de produção anual | 440MWh | 
| Estimativa de poupança | Aproximadamente 60.000€/ano |